A vila de Loriga é conhecida como a “Suíça Portuguesa” devido à sua extraordinária paisagem e localização geográfica. Rodeada por montanhas, das quais se destacam a Penha dos Abutres (1828m de altitude) e a Penha do Gato (1771m), é abraçada por dois cursos de água: a Ribeira de Loriga ou “Courelas ou “Nave”, e a Ribeira de S.Bento. A Ribeira de Loriga, é um dos maiores afluentes do Rio Alva.
Os socalcos e sua complexa rede de irrigação são um dos grandes ex-libris de Loriga, uma obra construída ao longo de centenas de anos e que transformou um vale rochoso num vale fértil. É uma obra que ainda hoje marca a paisagem, fazendo parte do património histórico da vila e é demonstrativa do génio dos seus habitantes.
PATRIMÓNIO
Igreja e Capelas, Ponte Romana, Moinho, Museu da Banda Filarmónica, Confraria da Broa e do Bolo Negro
EVENTOS
Noite das Sopas, Loriga Villa Lusitana, Noite da Ementa das Almas, Noite dos Chocalhos, Festas em honra da padroeira de Loriga, Nª. Srª. da Guia, que se realiza todos os anos, no primeiro Domingo de Agosto. No segundo Domingo, tem lugar a festa em honra de Nª. Srª. da Ajuda, no Fontão de Loriga.
A 8-10 km de distância – Cabeça Aldeia Natal,
Caminhada do Lampião na aldeia de Alvoco da Serra
LAZER
Toda a região é ideal para percursos pedestres e BTT, entre eles a famosa “Garganta de Loriga”.
A Vila de Loriga é um ponto nevrálgico da Rede de Caminhos de Montanha, rede de percursos pedestres das Aldeias de Montanha, incluindo um dos mais emblemáticos da serra da Estrela a Rota da Garganta de Loriga (designado pelo trecker e jornalista Miguel Judas como um dos 14 percursos de sonho para descobrir Portugal a pé.
Loriga faz ainda ligação ao GR 22, a Grande Rota das Aldeias Históricas e à Rede Municipal de Percursos de Manteigas.
Tem também um dos ex-libris – A Praia Fluvial de Loriga.